História
Criado em 2010, o C-The Consumer Intelligence Lab resulta da conjugação da vontade de três empresas com a mesma visão sobre o papel do consumidor enquanto agente de mudança dos modelos de negócio: Return on Ideas, Ipsos Apeme e Augusto Mateus & Associados.
A ideia de que estudar indivíduos sector a sector seria insuficiente na explicação da relação que estabelecem com o consumo e as diferentes categorias de bens e serviços, esteve na génese da construção de um projecto de comunidade que, pelas economias de escala, entrega uma leitura do mercado que cada empresa dificilmente conseguiria fazer de forma isolada. Este ponto de observação mais elevado permite identificar lacunas na compreensão do mercado, que pode ser melhor accionado pelas empresas e instituições que servimos.
Lançado em plena crise, o C-Lab acompanhou um período de grande arritmia no comportamento dos consumidores portugueses. Para além da evolução do contexto económico, os fenómenos de globalização foram imprimindo mudanças sociais e de estilos de vida, até à fragmentação e colapso das ditas identidades culturais fortes. A constatação de uma sociedade que seguia a diferentes compassos, para diferentes direcções, e a noção de que a visão sobre o que estava a transformar nas extremidades perdia nitidez, impuseram novas interrogações sobre o que inquieta ou estimula os consumidores. Foi nessa esteira que o C-Lab encontrou a sua razão de ser, mantendo ao longo destes anos um trabalho de investigação regular das tendências de mudança do consumidor e cidadão para uma comunidade de marcas, negócios e organizações que atravessa todos os sectores de actividade.
Clientes:
ANA
BANCO ATLÂNTICO EUROPA
BRISA
CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS
CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA
CCB
CTT
DANONE
EDP
FIDELIDADE
GRUPO PESTANA
IKEA
L’OREAL
JOGOS SANTA CASA
JOSÉ DE MELLO SAÚDE
MCDONALD’S
MILLENIUM BCP
NEXITY
NOS
NOVO BANCO
SONAE MC
SONAE SIERRA
SOVENA
SUMOL COMPAL
TRANQUILIDADE
UNICRE
UNILEVER
WORTEN
O que fazemos
O C – The Consumer Intelligence Lab funciona em ciclos anuais de investigação com enfoque em hipóteses de trabalho que são relevantes para o conjunto de empresas que financia a investigação. Até à data, publicámos, aproximadamente, 30 investigações temáticas e 80 tendências de mudança do consumidor.
Estamos continuamente no campo, rente à realidade, somando mais de 600 entrevistas presenciais, 100 visitas a casas de consumidores e 20 mil inquéritos, telefónicos e via web. Todas as investigações culminam numa publicação que cristaliza os principais resultados e insights, sendo esse o primeiro veículo de disseminação do conhecimento dentro da comunidade.
Áreas de trabalho:
ESTUDOS QUANTITATIVOS
SESSÕES DE APRESENTAÇÃO
WORKSHOPS
Investigações
COMO FAZEMOS
O nosso processo é um elogio ao método laboratorial. A experiência confirma a nossa crença de que o conhecimento será tanto mais útil quanto mais resulte da colocação de perguntas e hipóteses muito concretas. Identificá-las e consensualizá-las em sede de investigação é, só por si, o grande desafio de partida.
— QUESTIONAR —
A partir de research e de uma análise pluridisciplinar de informação que cruza, entre outras ciências, a estratégia, a filosofia, a psicologia de consumo ou a sociologia, questionamos a realidade, os pré-conceitos e levantamos hipóteses de investigação novas, sem nunca perder de vista o desafio da utilidade para as empresas.
— CONFRONTAR O REAL —
Colocamos todo o nosso foco na aproximação ao real, em cada pergunta e na sua forma. Levamos esse ‘modo de fazer’ ao serviço de diferentes ferramentas de consumer research – focus groups, etnografia, entrevistas individuais aprofundadas e estudos quantitativos. Estamos em constante procura de novas ferramentas e ângulos de confronto do indivíduo ou dos grupos.
— CONCLUIR —
Procuramos identificar relações entre comportamentos – relações ‘causa efeito’ – num determinado contexto ou cenário. A partir desses cruzamentos, é feito um trabalho de teorização e criação de conceitos que procura descodificar, estruturar e narrar a realidade, de modo a servir a decisão ou pensamento empresarial.